The Adventure of Reading

O apoio da Comissão Europeia para a elaboração desta aplicação não implica a aceitação dos seus conteúdos, que são da responsabilidade exclusiva das suas autoras. Portanto, a Comissão Europeia não é responsável pelo uso que possa faxer-se da informação aqui difundida.

The adventure of reading” é um projeto de educação para adultos apoiado pelo programa Erasmus+, incluído nas Associações Estratégicas em que participamos, entidades galegas, portuguesas e italianas, desde outubro de 2015 a setembro de 2017.
É uma estratégia para o desenvolvimento da capacidade de pessoas adultas, como educadoras para incentivar a leitura, promover hábitos de leitura através de ações criativas para a dinamização da cultura, o multilinguismo e a interação social. Procurasse construir uma metodologia integra inovadora, prática e transferível a qualquer contexto e realidade social, para a animação da leitura, através de diversas atividades: estudo e identificação de boas práticas nos três países, a experimentação com métodos e atividades durante a execução de iniciativas, titorias online e um exaustivo processo de avaliação de todas estas medidas. Como fruto de todo este processo, elaborar-se-ão e difundir-se-ão dois produtos intelectuais: um guia metodológico para o fomento de hábitos de leitura e animação da leitura; e uma compilação de guias didáticos e criativos de leituras selecionadas: análise e proposta de atividades para a sua dinamização. Estes guias serão úteis para um grande número de profissionais e grupos: professores, técnicos e animadores socioculturais, artistas, educadores não profissionalizados, editores, livreiros, bibliotecários, estudantes, contadores de histórias, narradores orais e qualquer pessoa interessada…
Todo o projeto parte da convicção da importância de integrar quatro eixos temáticos que sempre se trabalharam de forma aliada quando se profere animação da leitura: a) a importância da tradiçãoo e narraçãoo oral; b) a necessidade de mediadores formados e atualizados; c) a importância de criar novos (não convencionais) espaços/cenários/recursos para a animação da leitura desde ações criativas, artísticas e participativas; d) a necessidade de contar com um repertório literário vasto, diverso e rico. O nosso propósito e missão é conseguir articular uma metodologia que reúna todos estes elementos de forma coerente, rigorosa, integral, didática e que ao mesmo tempo seja transferível e suscetível de ser introduzida em qualquer contexto e realidade social e/ou cultural.
Para isto, três organizações europeias que trabalham com animação ad leitura/literatura desde ações diferentes (tradição e narração oral; teatro e criação de recursos; mediação para a animação da leitura) e com procedências e realidades locais muito diferentes (âmbito rural, semiurbano e urbano) vão partilhar os seus conhecimentos e experiências com os seus respetivos parceiros locais e transnacionais, par criar e testar ações e métodos inovadores para o fomento do hábito de leitura.