BABEL

Atividades e Resultados

Atividades formativas

Teatro Labirinto; Bibliotecas Viventes; Recolha de Património Oral; Aproveitamento Didático

Ação Formativa I – Bucareste

Esta atividade formativa realizou-se entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019 em Bucareste, Roménia onde se abordaram as técnicas do “Teatro do Labirinto” da responsabilidade da Universitur e das “Bibliotecas Viventes” da responsabilidade de xandobela. Sete dias intensíssimos em que aprendemos todo o necessário para poder importar estas técnicas a cada realidade local e organizacional.
Tivemos também a possibilidade de conhecer a realidade organizacional da Universitur, descobrir a realidade social e cultural de Bucareste, aos sócios locais da Universitur, favorecendo assim o fortalecimento da parceria indubitavelmente.


Ação Formativa II – Santiago de Compostela

Esta atividade formativa realizou-se entre os dias 8 e 16 de junho de 2019, em Santiago de Compostela e Guadalajara e teve duas fases distintas.
Na primeira fase abordaram-se as técnicas do “Cantastorie” da responsabilidade da La Corte Della Carta e a “Recolha de património oral” da responsabilidade da APDP.
Na segunda fase, visitamos a “Maratona de Contos” de Guadalajara para conhecer os projetos que desenvolvem relativamente à narração oral, à poesia e slam. A atividade formativa consistia em encontros com o pessoal da Associação Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Guadalajara para conhecer a sua organização, apresentação e análise dos projetos que desenvolvem. A participação na “Maratona de Contos” na totalidade das suas iniciativas e atividades públicas, incluindo-se mesmo as atividades formativas e no estudo do planeamento, organização e gestão interna de um evento tão magnífico; finalmente, o encontro com profissionais e visitas de estudo a outros organismos e instituições sociais que trabalham na difusão do património literário e oral.