BABEL

Atividades e Resultados

Reuniões transnacionais

I Reunião Transnacional _ Santiago de Compostela

De 14 a 18 de novembro de 2018 reuniram-se em Santiago de Compostela os representantes das quatro entidades para inaugurar o projeto e decidir acerca da cooperação, gestão e execução, imagem e difusão, calendário de ações locais e transnacionais.
Tivemos também a oportunidade de participar na IV edição da Biblioteca Vivente “Tesouros velhos para gente nova” no museu do Povo Galego para conhecer uma das técnicas que abordaremos nas ações formativas.




II Reunião Transnacional _ Pitões das Júnias

Reunimos novamente de 18 a 20 de outubro em pitões das Júnias, Montalegre para dar seguimento às iniciativas locais desenvolvidas até ao momento e começar a planificar a elaboração do produto intelectual. Este produto será um guia metodológico onde se retratarão as conclusões do processo de aprendizagem desta parceria, com informações completas sobre a implementação das quatro técnicas de difusão de património oral e literário em cada um dos territórios em causa e onde se reunirão passo-a-passo para poder transferir estas técnicas às diversas realidades institucionais e organizacionais de toda a Europa.

Tivemos a oportunidade de partilhar um tempo valioso com as pessoas que participaram ativamente na experiência “Biblioteca Viva” realizada pela APDP no mês de julho na qualidade de “Livros Vivos”, para difundir no público os saberes e conhecimentos do património cultural e imaterial da aldeia e valorizá-lo entre a sua população e visitantes. Puderam valorizar a atividade e participação connosco demonstrando a sua enorme satisfação pela proposta: o feedback foi muito positivo.
Visitamos também o Ecomuseu de Barroso: equipamento cultural e etnográfico estupendo que conta com diversos polos na região. Sem dúvida um local de boas práticas na difusão e promoção do património. Agradecemos desde já o acolhimento e o seu trabalho incansável.